quarta-feira, 20 de maio de 2009

Os Melhores Espaços do Rio - Verena Andreatta

Amigos,
Para mim o melhor espaço do Rio é o Jardim de Alah.
Envio uma foto antiga (não tenho referência da data, provavelmente da sua inauguração) e uma atual (feita a partir de um voo de helicóptero em dez/2008).

O Jardim de Alah para mim é um projeto urbanístico-paisagístico excepcional que arremata o bairro de Ipanema junto ao braço de mar que liga a praia e lagoa Rodrigo de Freitas. Projetado numa cota um pouco abaixo do nível do bairro se encaixa no terreno aproveitando de forma lindeira todo o espaço junto ao canal de águas. O Jardim ficou dividido em setores devido ao cruzamento de avenidas o que garantiu a permeabilidade de fluxos com o bairro do Leblon através das Avenidas Visconde de Pirajá-Ataulfo de Paiva e Prudente de Moraes-Gen. San Martin; e nos extremos fica limitado pelas Av. Epitácio Pessoa e Delfim Moreira-Vieira Souto.
Os espaços interiores conformados por divisórias de madeira pintadas de branco, diáfanas, onde bancos estavam dispostos para criar num ambiente de estar, permitindo recolhimento ao mesmo tempo que asseguram a visibilidade do espaço ao redor. A antiga Escola-Parque ficava dentro do Jardim, próxima a Escola Henrique Dodwdorth. Foi desativada nos anos 1975. A presença de alunos do pré-escolar e dos alunos da Henrique Dodsworth que ali recreavam deram vida ao Jardim de Alah durante muitos anos.

3 comentários:

  1. Muito interessante a escolha de Verena Andreatta. Destaco a informação da presença de alunos das escolas próximas durante o recreio, o que não apenas reforçava o uso do Jardim como ajudava a construir uma memória afetiva sobre o lugar. Será que Verena Andreatta foi aluna aí? E ainda outra curiosidade: será que a Escola-Parque da Gávea é a mesma, transferida?

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o comentário (anônimo) e aproveito para responder que a minha escolha do Jardim de Alah obedeceu, também, a minha "memória afetiva do lugar", um espaço público agradável onde passei muitos recreios nele, pois estudei na Escola Henrique Dodsworth nos anos 68/70. E, como tinha irmãos menores que estudavam na Escola-Parque íamos todos juntos ao colégio, o que por outra parte significa outra história da cidade do Rio, quando os colégios públicos acolhiam uma gama social diversificada e abrangiam um raio de proximidade no qual os deslocamentos a pé facilitavam a vida de pais e filhos.
    Aproveito para felicitar o elenco de sugestões sobre espaços paisagísticos, edificados, etc. que arquitetos, paisagistas e profissionais colocaram em pauta e com os quais estou totalmente de acordo, mas preferi uma escolha mais pessoal, além de todas as qualidades paisagísticas e urbanísticas assinaladas a respeito do Jardim de Alah.

    Obrigada,
    Verena.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Verena.
    Sou fornecedor de lampadas leds de inúmeros projetos e gostaria de um bate papo com vc. Pode ser ?
    Agradeço sua atenção.
    Sarto Alencar
    (21)80299937

    ResponderExcluir